Uma operação conjunta da Polícia Federal brasileira com outros países localizou quase 900 kg de cocaína em um navio de pesca que saiu do estado do Pará. A apreensão foi feita no sábado (4), pela Marinha da França, na costa africana, com base na investigação da PF do Pará.
A abordagem ocorreu ainda na noite de sexta-feira (3), no Golfo da Guiné, na África Ocidental. A embarcação estava sem documentação, sem bandeira hasteada ou identificação. De acordo com a Polícia Federal brasileira é o modo de operação do grupo: utilizar embarcações sem registro e pinturas sobrepostas para ocultar a identificação do proprietário e nome da embarcação para dificultar as investigações.
A embarcação saiu da região nordeste do Pará, próximo ao município de Bragança, com quatro tripulantes paraenses, porém, a PF informou que ainda não possui informações oficiais sobre as prisões e outras apreensões que podem ter ocorrido no local.
De acordo com a PF, a droga que sai do Pará costuma ser levada à costa africana para ser distribuída na Europa.
A operação combate o tráfico de narcóticos foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas, com participação de agências dos Estados Unidos de combate ao tráfico de entorpecentes (JIAFTs, DEA, dentre outras) e conta com a parceria de troca de informações do Brasil, América, França e Inglaterra.
Os 885 kg de cocaína foram destruídos à bordo do porta-helicópteros anfíbio (PHA) Mistral da Marinha Francesa.
Comentários