O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fez um discurso nesta sexta-feira (3), onde afirmou que o ataque terrorista realizado pelo grupo Hamas contra Israel em 7 de outubro foi “100% palestino”. Foi a primeira vez que ele se expressou publicamente desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.
Ao declarar que o ataque de 7 de outubro foi de origem palestina, ele quis enfatizar que nem o Irã nem o próprio Hezbollah estiveram envolvidos no planejamento ou na execução desse ato.
O Hezbollah é um grupo de muçulmanos xiitas com sede no Líbano, que possui uma presença política no parlamento do país, bem como uma ala armada. Historicamente apoiados pelo Irã, eles têm enfrentado as forças israelenses ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel.
Nasrallah expressou gratidão aos grupos no Iêmen e no Iraque, que fazem parte do chamado “Eixo de Resistência”. Isso inclui milícias xiitas iraquianas que têm atacado as forças dos Estados Unidos na Síria e no Iraque, além dos houthis do Iêmen, que se juntaram ao conflito disparando drones contra Israel.
Ele afirmou que a operação de 7 de outubro provocou um “terremoto” em Israel, expondo as fraquezas do país.
Comentários