Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Oneide de Souza Tavares, localizada na Folha 30, Nova Marabá, no Pará, protestam e pedem melhorias para a escola que há anos não é reformada e está em situação precária.
Um vídeo em que uma aluna aparece expondo as necessidades da escola está viralizando nas redes sociais. “A gente quer reforma nos banheiros que não tem porta, nas salas que não tem ventilador, nas goteiras que não pode dá um sereno que as salas alagam”, diz ela. Além disso, a aluna afirma que na escola existem ar-condicionados, mas que não funcionam.
Nos comentários de uma página de notícias do município de Marabá, um suposto ex-aluno da escola comentou que desde a época em que estudou lá não havia portas nos banheiros.
Em outros comentários, moradores do município cobram atenção do governador do Pará, Helder Barbalho e afirmam que essa não é a única escola que está abandonada pelo governo.
Em 2018, o Ministério Público do Pará (MPPA) propôs uma Ação Civil Pública contra o município de Marabá e contra o Estado do Pará para garantir melhorias de infraestrutura e pedagógicas na na escola. A ação é resultado de um procedimento administrativo instaurado pela promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz.
Ela passou a acompanhar o caso após um abaixo assinado ser formulado por alunos, pais e servidores da escola e protocolado junto ao Ministério Público em 7 de outubro de 2015. No documento, foram denunciadas precariedades na estrutura física e organizacional da instituição.
A partir disso, a promotoria oficiou às Secretarias Municipal e Estadual para que estivessem a par das reivindicações e pudessem se manifestar quanto às providências tomadas para sanar a insatisfação dos alunos e trabalhadores do local de ensino. Isso, no entanto, não ocorreu.
Assista:
Comentários