Os 17 municípios da Ilha do Marajó tiveram desempenho considerado insatisfatório no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), ranking do Observatório do Marajó feito com metodologia da Transparência Internacional – Brasil, que avaliou a transparência das gestões municipais do arquipélago. Um dos casos mais alarmantes está relacionado à publicidade da regulamentação de conflitos de interesse, que nenhuma prefeitura apresentou.
Em uma escala de 0 a 100, a nota média das prefeituras, em 2023, foi de 50,69 pontos, o que demonstra, de acordo com o Observatório, estagnação se comparado com 2022 (51 pontos).
“Estamos a um ano das eleições municipais, é muito preocupante que as prefeituras não estejam comprometidas em ser mais transparentes e prestar contas para a população”, afirma Luti Guedes, diretor do Observatório do Marajó.
Antes do início do levantamento, as prefeituras da região foram avisadas sobre o início da pesquisa, assim como sobre critérios e indicadores que seriam usados.
Comentários