Um vídeo feito por um morador do residencial Jardim Sevilha, localizado na Avenida Augusto Montenegro, impressiona e repercute em grupos de mensagens e perfis nas redes sociais.
As imagens estão causando revolta e indignação de moradores do residencial e de internautas em geral. A quantidade de lixo acumulado no canteiro central da rua principal do conjunto é estarrecedora.
Na filmagem, o morador reclama no vídeo do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
“Isso é uma vergonha. É triste a população viver com esse caos aqui cara”, diz o homem.
A regularização e “novas ideias” para o problema dos resíduos sólidos em Belém foi uma das grandes promessas de campanha de Edmilson, mas, ao que parece, o problem vai se agravando e tomando conta da cidade após dois anos e sete meses de mandato.
A população reclama da inércia da câmara de vereadores da capital paraense l, que parece ignorar solenemente a grave questão que atinge tanto a periferia, quanto os bairros do centro da cidade.
“Desde sexta-feira (25) o carro de lixo não passa por aqui”, diz Elisabete Pereira, moradora da Pedreira, bairro de Belém que l, em 2025, receberá a COP 30. Na Travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval, semanalmente uma montanha de lixo se forma aguardando a coleta da Prefeitura.
Ela conta que o acúmulo de lixo já está causando outro problema: o mau cheiro. “O odor do lixo já está invadido a academia que é aqui do lado. Agora, estamos todos treinando com o mau cheiro, ninguém merece”, reclama.
Em Canudos, outro bairro da capital paraense, o morador Fernando Tavares também reclama da coleta domiciliar irregular. “Especificamente nos conjuntos Bela Vista, Marex e Marinha, não houve coleta de lixo ontem (quinta-feira ), e os sacos começaram a acumular nas lixeiras das casas. Isso não é comum de acontecer por aqui, os carros sempre passam nas segundas, quartas e sextas-feiras”, relata.
Segundo dados oficiais pro próprio município, Belém produz, em média, mil toneladas de lixo por dia e tem pelo menos 100 pontos críticos de descarte irregular de resíduos sólidos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que está enfrentando problemas com serviços de coleta domiciliar em alguns pontos da cidade. E que a situação estaria sendo regularizada junto a empresa responsável.
Veja o vídeo com as imagens do conjunto abaixo:
Comentários