Um helicóptero que saiu da aldeia indígena Maritepu, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, nessa quarta-feira (16), está desaparecido. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), havia três pessoas a bordo da aeronave.
O Parque Nacional é uma Unidade de Conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído pelos municípios de Almeirim, Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
Entre os tripulantes do helicóptero, estava o engenheiro da Funai José Francisco Vieira, o tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas e o mecânico Gabriel. Os três viajaram para uma inspeção na pista de pouso do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, a equipe decolou do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, às 12h, e deveria ter pousado em Macapá, capital do Amapá, às 14h dessa quarta, o que não aconteceu.
As autoridades realizam buscas na região atrás da aeronave e dos tripulantes. O helicóptero é da empresa Sagres, que presta serviços ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e norte do Pará.
Comentários