A coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Auricélia Arapiuns, fez uma manifestação durante seu discurso denunciando o assassinato do seu povo, de defensores dos Direitos Humanos e de ambientalistas, com a acusação de que o governador Helder Barbalho é uma farsa. A declaração foi feita durante evento na Aldeia Cabana.
A líder indígena também criticou o fato dos povos tradicionais e movimentos sociais não terem voz e nem vez na Cúpula da Amazônia, evento que reuniu governantes e apenas convidados destes nos dias 07 e 08 de Agosto em Belém.
Auricélia, que foi ameaçada de morte recentemente, disse que “Helder está com as mãos sujas de sangue”, lembrando que foi ele, enquanto governador do Pará, quem decretou o Dia do Garimpeiro no Pará, no mesmo momento em que ocorriam diversos crimes cometidos por eles, em terras índigenas ocupadas ilegamente por garimpeiros.
Ameaça contra povos indígenas no Oeste Paraense
No dia 3 de Março deste ano, a coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Auricélia Arapiun, denunciou estar enfrentando ameaças de morte por parte de indivíduos ligados à exploração ilegal de madeira na Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns, localizada em Santarém, no oeste do Pará.
A líder indígena, juntamente com outras autoridades, incluindo a presidenta e vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR), Ivete Bastos e Edilson Silveira, e Maria José, presidente da Tapajoara, têm sido alvos de ameaças desde que se posicionaram contra a extração ilegal de madeira na região e defenderam o direito à consulta prévia, livre e informada no território da Reserva.
A Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns tem sido há muito tempo alvo da exploração madeireira ilegal, bem como da invasão de terras por grileiros. Essas atividades ilícitas têm resultado em conflitos com as comunidades tradicionais locais, além de ameaçar a rica biodiversidade da região.
Com informações do portal de notícias Diógenes Brandão
Assista o vídeo completo abaixo:
Comentários