Em seu discurso de abertura na Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém, o governador do Pará, Helder Barbalho, falou na manhã desta terça-feira (8), dentre outras coisas, que sua preocupação como gestor do estado seria, sobretudo, com as pessoas que vivem na Amazônia.
O discurso do chefe do executivo do estado ocorre um dia após a denúncia feita com exclusividade pelo portal de notícias QB NEWS, de que venezuelanos estariam sendo vítimas de um crime contra a humanidade em um abrigo no bairro do Tapanã, gerido pela periferia de Belém.
De acordo com informações obtidas pela equipe editorial do portal QB NEWS, em virtude da realização da Cúpula da Amazônia, que acontecerá na cidade dia 8 e 9 desse mês, alguns venezuelanos teriam suas saídas e entradas no abrigo controladas pela direção do lugar, limitando a liberdade dos refugiados em determinados horários do dia.
A denúncia foi confirmada pela equipe de rua do portal produzida no local, que dialogou com venezuelanos que expressaram veementemente sua frustração com essa situação chocante.
O cerceamento de liberdade, mesmo que momentânea e provisória, configura uma clara violação da Convenção Interamericana dos Direitos Humanos em seu artigo sétimo:
Assista o vídeo da matéria publicada ontem:
Comentários