O Pará conta com muito mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores de carteira assinada. Segundo os dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, antigo Ministério da Cidadania, que administra a ação, o Estado conta com 3.858.802 beneficiários do programa, contra 809.100 trabalhadores com carteira assinada, de acordo com informações do Dieese do Pará embasadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do IBGE.
O número de beneficiários do Bolsa Família supera o de trabalhadores formais em 13 estados, das 27 unidades federativas do Brasil. Em 2022, eram 12 estados. Norte e Nordeste concentram os estados onde essa disparidade é maior.
Hoje, em todo o País, o Bolsa Família beneficia 21,9 milhões de famílias. Contudo, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, há indícios de que 2,5 milhões estão recebendo o programa de forma irregular. Por isso, os cadastros do programa estão em revisão. Além disso, o governo federal também já divulgou que irá desenvolver programas para que as famílias consigam melhorar a renda, sem necessitar do Bolsa Família.
Comentários