A West Elementary School, uma escola da cidade de Cullman, no Alabama, foi a primeira à receber o sistema de segurança, devido a uma parceria da escola com a equipe da fabricante KT Security Solutions.
O mecanismo, instalado em duas salas da escola, consiste em uma estrutura retrátil e blindada, que se expande em menos de dez segundos.
Quando trancada, só pode ser aberta com uma chave. Quando está fechada, pode ser utilizada como um quadro branco comum, e, com a expansão, se transforma em uma estrutura similar a uma pequena sala com capacidade de proteger alunos, professores e funcionários de um atirador ou servir de abrigo em caso de desastres naturais.
“Nosso objetivo aqui é dar a todas as crianças a oportunidade de voltar para casa no fim do dia”, disse Kevin Thomas, fundador e CEO da empresa fabricante do sistema.
A proposta do sistema surgiu após o trágico tiroteio na Robb Elementary School, no Texas, em 2022, onde 19 crianças e 2 adultos morreram. Agora, a expectativa de Kevin Thomas e Kyle Kallhoff, superintendente das escolas de Cullman, é que o sistema ainda possa ser instalado em mais escolas de todo o país para oferecer essa proteção para crianças e adultos.
Cada sala segura custa pouco menos de 60 mil dólares (R$ 300 mil). Líderes estaduais e educacionais buscam opções para conseguir financiamento para implementar mais desses sistemas em outras instituições de ensino.
Comentários