Embora seja conhecido por seu tamanho e riquezas naturais, o Brasil ainda é um país repleto de problemas de infraestrutura e acesso às necessidades básicas. Os diferentes governantes que se alternam no poder tentam contornar essas dificuldades, mas até o momento, ainda há obstáculos a serem superados.
O acesso ao saneamento básico é direito de todo cidadão e deveria ser garantido por entidades públicas dos municípios e estados. Contudo, sabemos que nem todas as cidades contam com um serviço adequado que contemple toda a população. Pelo menos é isso que indica uma nova pesquisa feita a nível nacional.
Sabe-se que as várias cidades que compõem o Brasil estão em diferentes níveis de desenvolvimento. Por isso, as capitais do Sudeste, por exemplo, possuem maior qualidade de vida que muitos dos municípios do interior de outras regiões do país.
Aliás, isso se torna evidente com a recente lista divulgada pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Esse levantamento mostra uma disparidade enorme entre os locais com pior e melhor saneamento. Por exemplo, nas melhores cidades, mais de 99% da população tem acesso à água potável, enquanto nas piores, o número cai para 79,6%.
Confira a seguir a lista com as dez piores cidades em saneamento. Vale ressaltar que alguns outros fatores são considerados, como coleta de esgoto e perda no processo de distribuição de água.
As 10 piores cidades em saneamento
- 10°- Ananindeua (PA)
- 9°- Várzea Grande (MT)
- 8°- Maceió (AL)
- 7°- Rio Branco (AC)
- 6°- Belém (PA)
- 5°- São Gonçalo (RJ)
- 4°- Santarém (PA)
- 3°- Porto Velho (RO)
- 2°- Marabá (PA)
- 1°- Macapá (AP)
É possível notar que a maioria das cidades mais afetadas pela falta de saneamento pertence ao Norte e ao Nordeste do país. Podemos ver resultados semelhantes ao analisarmos apenas as capitais do Brasil.
Piores colocações entre as capitais e reação do governo
Por conta do índice apresentado, com Norte e Nordeste disparados no ranking de forma preocupante, foi lançado o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que visa disponibilizar água potável e coleta de esgoto a todos os cidadãos do Brasil.
Contudo, os investimentos insuficientes direcionados a esse plano são os responsáveis por projeções que revelam uma demora de quarenta anos na conclusão das metas do Plansab.
Sendo assim, com base nesses dados, pode-se concluir que as cidades aqui referidas são possivelmente as piores para se viver.
Com informação de Multiverso Notícias /Reprodução do Sistema Nacional de informações sobre Saneamento
Comentários