Esgotou-se, na manhã desta quinta-feira (22), o prazo estimado pelas autoridades dos Estados Unidos para a duração do oxigênio no Titan, o submarino desaparecido que desceu às profundezas do Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic.
Na tarde da última terça-feira (20), em entrevista coletiva, o capitão do Primeiro Distrito da Guarda Costeira Jamie Frederick afirmou que o Titan ainda tinham 40 horas de oxigênio, tempo que esgotou nesta manhã.
As buscas, no entanto, ainda seguem para as cinco pessoas da embarcação. Veja quem são:
Hamish Harding
O bilionário britânico Hamish Harding, de 58 anos, já fez várias explorações e turismo espacial. Atualmente estava morando nos Emirados Árabes Unidos, é fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, empresa de serviços de vendas e operações de aviação com sede em Dubai.
Em 2022, recebeu o prêmio Lendas Vivas da Aviação além de ser membro do conselho do The Explorers Club, um renomado clube internacional de exploradores e cientistas.
Também em 2022, ele fez parte da missão que foi para o espaço a bordo da New Shepard, em um voo suborbital promovido pela Blue Origin, empresa de Jeff Bezos.
O magnata britânico também possui três recordes no Guinness Book, o livro dos recordes mundiais: em 2019, ele deu a volta ao mundo de avião mais rápida já registrada, pelos Polos Norte e Sul; e em 2021, em parceria com um norte-americano, quebrou dois recordes de distância e duração em máxima profundidade oceânica ao descer a cerca de 11 mil metros na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico.
Shahzada e Suleman Dawood
Shahzada Dawood de 48 anos e seu filho Suleman Dawood, de apenas 19, também fazem parte dos tripulantes do submarino desaparecido.
A família Dawood, é uma das mais ricas do Paquistão. Ambos vivem no sul de Londres, com a esposa, Christine, a outra filha, Alina.
Dawood é membro do SETI Institute, na Califórnia, que tem como missão, estudar, entender e explicar a origem e a natureza da vida no Universo.
Stockton Rush
O americano Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, também estava a bordo do submarino.
Desde sua criação, em 2009, a empresa de submersíveis tripulados para aluguel e pesquisa científica. A empresa é referência na exploração de águas profundas.
Conseguiu criar cápsulas capazes de atingir profundidades que de 4.000 e 6.000 metros.
Paul-Henry Nargeolet
O quinto ocupante é o francês Paul-Henry Nargeolet, um ma referência no campo dapesquisa subaquática.
Ele tem um vasto e reconhecido trabalho no local do naufrágio do Titanic: como diretor de pesquisa submarina das empresas Experiential Media Group e RMS Titanic — e é considerado uma autoridade no que se refere ao histórico naufrágio de 1912.
O Francês esteve à frente de várias expedições ao Titanic, incluindo 35 mergulhos, e supervisionou a recuperação de 5 mil artefatos, incluindo uma parte de 20 toneladas do casco do navio, conhecida como Big Piece, Que hoje está em exposição em Las Vegas, nos EUA.
Comentários