A exposição curricular de arte “Demônias: A Arte Drag na Amazônia”, apresentada por alunos de museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi depredada, no último fim de semana, quando painéis, plotagens e todo o conteúdo apresentado foi rasurado e destruído.
Havia rasgos nos painéis textuais, descolagem de plotagem, quebra de maquiagens, bagunça na indumentária exposta, rasuras no livro de assinaturas, além de uma mensagem desvalorizando a escolha do tema “Tem temas melhores para serem trabalhados” no painel de estudo de Público.
A depredação foi constatada por uma das curadoras do evento na última segunda-feira (29), quando o local seria aberto para visitação do público.
Segundo a faculdade, a exposição é baseada em referências “drag do contexto amazônico”. No local era possível conferir figurinos, maquiagens e representações da Amazônia que refletiam fortemente as ancestralidades pretas e indígenas.
Foi realizado um boletim de ocorrência junto a Central de Segurança da UFPA, além de veicularem um vídeo nas redes sociais da exposição, repudiando os atos que aconteceram.
Em nota, a comissão dos estudantes informou que durante os 14 anos do Curso de Museologia na UFPA e de exposições curriculares, é a primeira vez que um ato como este acontece.
Comentários