A estudante Giovanna Fontelles Barbalho Gueiros, aprovada em fase de repescagem no curso de medicina da UEPA este ano, foi alvo de matéria tendenciosa e sensacionalista pelo perfil BT+ (antigo Belém trânsito).
O referido perfil produziu uma matéria com fotos pessoais da estudante que foi aprovada legalmente dentro dos critérios estabelecidos no edital N° 111/2022 da instituição de ensino (UEPA).
Na matéria, o perfil da ênfase ao status que a estudante utilizou para ser aprovada; a de “cotista socioeconômica” e faz uma série de insinuações que fizeram com que os leitores acreditassem que a estudante teria burlado as regras da universidade para ser aprovada.
O que ocorre é que a instituição não leva em consideração o fator financeiro do estudante para que ele tenha direito a cota “socioeconômica”. Pelas regras do edital, basta que o candidato tenha estudado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, para que possa ter direito a CSE (Cota sócio econômicas). O que foi o caso da estudante aprovada.
A matéria causou muita repercussão entre os internautas que, induzidos pela matéria tendenciosa, que não explica corretamente os critérios para que um estudante tenha direito a “cota socioeconômica”, acreditaram que a estudante teria sido aprovada de maneira irregular. O que não ocorreu.
A própria universidade se manifestou em nota confirmando a regularidade da aprovação da estudante. Veja a nota na íntegra:
“A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que a referida aluna atende os critérios das cotas socioeconômicas do Processo Seletivo 2023 (Prosel 2023), após a comprovação de ter cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino, conforme o item 1.5 do edital 111-2022 da Uepa, que trata do Prosel 2023.”
A matéria equivocada do BT+, expõe e exibe inclusive fotos de viagens e até de um baile de debutantes que Giovanna teria participado, passando a imagem de que a estudante teria condições financeira privilegiadas, o que corroboraria com a insinuada “fraude” estimulada pelas informações suprimidas na matéria.
Comentários