A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), responsável pela administração da Praça Santuário, informou, por meio de nota, que os prejuízos causados pela queda de parte da samaumeira nesta segunda-feira (6), estão sendo avaliados e que solicita apoio à Prefeitura de Belém para realizar o serviço de recuperação da praça.
Além disso, a Diretoria já havia solicitado um pedido de serviços de poda e controle de pragas, oficializado à Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma), há cerca de um ano, mas não obteve respostas e nem providências. A solicitação foi feita no dia 6 de abril de 2022.
O documento foi encaminhado ao secretário Sérgio Brazão e Silva e assinado pelo então diretor da Festa do Círio, Rodolfo Kalume, chamando a atenção para o fato de a Basílica Santuário de Nazaré ser ‘patrimônio histórico que deve ser preservado por representar uma riqueza histórica e turística para a comunidade paraense’.
Apesar dos estragos à estrutura da praça e o susto as pessoas próximas ao local, não houve nenhum ferido. Após avaliação do incidente, a Semma informou que fará uma tentativa de salvar a árvore, por meio de uma “poda drástica” na esperança de que a samaumeira ganhe vida novamente.
Comentários