O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou novos ministros nesta quinta-feira (29) e fechou a composição da Esplanada de 2023. Em discurso, o petista afirmou que toda a população está convidada a participar da posse, que ocorre no próximo domingo (1°), e pediu para que quem perdeu as eleições ficasse “quietinho”.
“Todo mundo está convidado para posse. Não fique preocupado com barulho. Quem perdeu as eleições, fique quietinho. Vamos fazer uma grande festa popular”, disse Lula.
Para além dos ritos de cerimônia tradicionais, a posse do petista que retorna à Presidência depois de 20 anos contará com um festival de música com shows de mais de 20 artistas, feira gastronômica e espaço para crianças.
O evento começa por volta das 14h, com o tradicional desfile de carro pela Esplanada dos Ministérios. Depois, Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), participam de solenidade no Congresso Nacional e partem para o Palácio do Planalto, onde o petista receberá a faixa presidencial.
A expectativa dos organizadores é de que o evento receba cerca de 300 mil pessoas. O setor hoteleiro e o Aeroporto Internacional de Brasília projetam aumento na movimentação de visitantes durante o período. A cerimônia também deve ter a presença de 17 chefes de Estado, além de representantes de 120 países. Para dar conta da demanda, o Governo do Distrito Federal disponibilizará 100% das forças de segurança para atuar no dia do evento.
Comentários