Bastidores políticos apontam suposta disputa interna na base aliada para emplacar Chicão Melo como vice

Conversas de bastidores políticos apontam para o imponderável: a poucos dias do lançamento oficial de candidaturas, dois grupos da base aliada do governador Helder Barbalho estariam tentando tencionar uma disputa pela vaga de vice-governador – um formado por parlamentares ligados ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão Melo, e outro composto por influentes representantes do agronegócio. A bolsa de apostas virou uma biruta: a avaliação inicial dá conta de baixa probabilidade, senão zero, de êxito nessa suposta disputa.


Bem antes de dispensar o trabalho da ex-secretária Hanna Ghassan na pasta de Planejamento e Administração, o governador se reuniu com o deputado Chicão Melo, que chegou a ser apontado como virtual candidato a vice na chapa de reeleição. Ao se decidir por Hanna, que o acompanha desde a Prefeitura de Ananindeua, Helder definiu os passos seguintes. Hanna Ghassan e seu grupo político estão fortalecidos e prestigiados pela família real e ponto final. Uma simples conferência na divisão de espaços no governo constata a preferência, quer dizer, trata-se de uma a correlação de forças entre o deputado Chicão Melo e a ex-secretária.

Poder de fogo


Hanna Ghassan Tuma e seu grupo têm o controle das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Educação, Transporte e o Departamento de Trânsito. O deputado Francisco Melo Chicão comanda a Assembleia Legislativa e seus integrantes, mas isso é pouco, ainda que com a soma dos demais espaços que ocupa no segundo escalão do governo.

Risco iminente


Pior: a possibilidade de volta à Assembleia Legislativa nas próximas eleições do ex-chefe da Casa Civil Iran Lima é um sinal de alerta para Chicão Melo na presidência. Iran Lima é alinhado ao grupo de Hanna.

Matérias Relacionadas

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist