Os jornalistas Evandro Corrêa, do site O Antagônico e Olavo Dutra, do site Coluna do Olavo Dutra, protocolaram, nesta terça-feira (12), uma denúncia na Polícia Federal e no Ministério Público Federal, pedindo abertura de investigação sobre os recentes ataques de hackers sofridos pelos dois sites em menos de 5 dias.
Segundo informações, Evandro Corrêa pede que a PF e o MPF investiguem a prática de crime eleitoral, pois suspeita que os ataques sofridos pelos sites foram feitos para evitar a publicação e divulgação de matérias negativas contra a gestão do governador Helder Barbalho nos próximos três meses, que antecedem as eleições.
Ainda de acordo com as informações, durante o depoimento dos jornalistas, os sites O Antagônico e Coluna do Olavo Dutra, que até então estavam fora do ar, foram reativados nas suas plataformas, levantando ainda mais suspeitas de que se trata de ação criminosa de hackers.
Segundo Corrêa, o site foi desativado por, pelo menos, duas vezes da hospedagem Wix, e uma terceira vez, da hospedagem Hostinger Brasil. Evandro afirma que “tudo indica que a retirada do ar foi uma ação orquestrada por hackers, patrocinada por autoridades estaduais em represália às denúncias publicadas no site”.
Ainda de acordo com o jornalista, ele apresentou aos policias documentos que provam que o presidente do Igeprev do Pará, Ilton Giussepp, está envolvido. Evandro afirma que no dia 5 de julho, Giussepp adquiriu 16 registros com o nome O Antagônico, coincidentemente, a data da compra se deu no mesmo dia em que o site foi atacado na plataforma Wix.
Evandro afirma ainda que Ilton Giussepp encaminhou, no dia 7 de julho, dia em que o site O Antagônico foi derrubado pela segunda vez, uma notificação extrajudicial endereçada à hospedagem de sites Hostinger Brasil, assinada por um advogado, exigindo a retirada de 16 matérias do site Coluna Olavo Dutra, por “violação da política de uso”.
Para reforçar o pedido, Giussepp anexou decisão da juíza Ana Linch, do TJ do Pará, que determinou a retirada de uma postagem da coluna em questão. E é nesse ponto que deverá iniciar a investigação da PF, visto que, sem qualquer decisão judicial, a coluna foi derrubada da plataforma Hostinger Brasil, na madrugada desta terça-feira (12), assim como o site O Antagônico.
Para os jornalistas Evandro Corrêa e Olavo Dutra, o ataque de Hackers, que derrubou os sites, ocorreu de forma sincronizada com as ações de Ilton Giussepp.
A denúncia, de natureza gravíssima, uma vez que atenta contra à liberdade de imprensa, foi tomada a termo pelos delegados da Polícia Federal. Segundo o jornalista Evandro, outras informações sobre o caso não serão publicadas para não prejudicar as investigações.
Depois de protocolarem a denúncia, os jornalistas seguiram para o prédio do Ministério Público Federal, onde também prestarem depoimento. O procurador eleitoral Alan Mansur, depois de colher as oitivas, declarou que abrirá um Inquérito para apurar e identificar as causas e os envolvidos nos ataques sofridos pelos dois sites.
No início do ano, o portal Questiona Brasil também sofreu tentativas de derrubada, mas conseguiu combater os invasores por intermédio de uma equipe especializada.
Comentários