Brasília se tornou a primeira capital do país a receber o 5G, nesta quarta-feira (6). Trata-se da versão “pura” da tecnologia, que oferece mais velocidade. Até então, em larga escala, estava disponível somente o chamado 5G DSS, versão mais limitada que é uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede.
A tecnologia 5G começou a operar no Brasil nesta quarta-feira, com sinal lançado inicialmente no Distrito Federal. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o teste realizado na noite da última terça-feira (5), em Brasília, já atingiu uma velocidade de internet muito superior à que utiliza-se atualmente e o Brasil deverá se tornar o país do mundo com maior cobertura da tecnologia 5G.
A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
“O Brasil é um país muito grande e que tem uma cobertura muito pequena de internet. Por exemplo, a Amazônia só tem cobertura de de 3% de internet. 97% da área da Amazônia não tem internet. Então, nós estamos partindo agora para termos o país com a maior cobertura do 5G stand-alone, que é o 5G puro, entre todos os países do mundo. Nas 5.570 cidades, nas áreas urbanas, nós teremos o 5G. E nas áreas remotas, por exemplo, nas cidades do Nordeste, nas cidades do interior do Norte, muitas delas têm distritos que ficam a 5, 10, 15 quilômetros, então a gente priorizou o 4G. Então, área remota, área rural, 4G, área urbana, 5G”, disse Faria.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda etapa, mas ainda não há uma data definida.
O prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro de 2022. Inicialmente, ele era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Anatel estender o prazo. A previsão é de o 5G chegará a todas as cidades no Brasil até dezembro de 2029.
Comentários