O Parque Shopping da Bahia, no município de Lauro de Freitas (a quase 30 quilômetros de Salvador), liberou o uso de banheiros femininos para pessoas trans. Isso quer dizer que um homem biológico que se enxerga como mulher pode utilizar o toalete. E mulheres biológicas que se sentem homens também podem frequentar o toalete masculino.
“Você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”, informa uma placa. “Transfobia não.” A imagem do comunicado começou a circular nas redes sociais nesta semana.
Procurado, o shopping afirmou tratar-se de uma forma de celebrar o “Mês do Orgulho Gay”: “O objetivo é proteger a dignidade da pessoa humana e os direitos da personalidade, além de contribuir para o combate ao preconceito”.
Nas redes sociais, o ex-secretário André Porciuncula anunciou um processo contra o centro comercial. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) endossou a mensagem de Porciuncula.
Após a polêmica, shopping se manifesta
“Essa é uma ação afirmativa para ampliar a conscientização e reforçar as discussões sobre o ‘Mês do Orgulho’, que tem o objetivo de proteger a dignidade da pessoa humana e os direitos da personalidade, além de contribuir para o combate ao preconceito de gênero. O empreendimento continuará trabalhando para proporcionar ambientes seguros e inclusivos a todos os clientes.”
Comentários