Segundo a coluna de Rodrigo Rangel, do site Metrópoles, os dias que antecederam o casório do ex-presidente Lula foram bem animados e faustosos na casa onde escolheu para morar, no Alto dos Pinheiros, bairro nobre na Zona Oeste paulista.
As garrafas vazias que foram descartadas da casa de Lula, deixam evidente que o líder petista leva uma vida bem diferente daquela que prega para o público.
No início de abril, durante seu discurso em um evento em São Paulo, o ex-presidente não poupou críticas ao padrão de vida da classe média ao dizer que, enquanto a maioria da população tem dificuldades para se sustentar, uma parcela pequena ostenta luxos desnecessários.
Na ocasião, Lula disse: “O país está pronto para 10% da população. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida em que nenhum lugar no mundo a classe média ostenta. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que não tem na Europa, que não tem em muito lugar. Aqui, na América Latina, a chamada classe média ostenta um padrão de vida acima do necessário”.
Entretanto, da sua casa pra dentro, a vida do ex-presidente é exatamente desse jeito. Entre as garrafas vazias deixadas para serem recolhidas pelo serviço de limpeza, havia, por exemplo, uma do exclusivo vinho português Pêra-Manca, da safra de 2014, superfestejada pelos especialistas.
Entre os vinhos famosos e caros consumidos na casa de Lula, tinha também um exemplar do Casanova di Neri, um legítimo Brunello di Montalcino, produzido na região italiana da Toscana. O preço na loja em que foi comprado (um adesivo na parte de trás da garrafa dá a pista): R$ 5,8 mil.
Ainda segundo a coluna, um cartão que foi dispensado junto com as garrafas revelou que, mesmo após a Operação Lava Jato, cujas investigações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apontaram para relações heterodoxas de Lula com alguns dos empresários mais importantes do país, o petista mantém laços estreitos com medalhões do PIB nacional, que fazem questão de afagá-lo, de olho nas pesquisas eleitorais que apontam seu favoritismo na corrida presidencial deste ano.
O remetente foi Rubens Ometto, um dos homens mais ricos do país, dono de uma fortuna estimada em mais de R$ 45 bilhões. “Caro Presidente, conforme prometido, espero que goste!!! Abraços”, escreveu o empresário à mão. O cartão, que acompanhou um mimo enviado por Ometto, traz impresso o nome completo do megaempresário, sócio-fundador do grupo Cosan, com negócios nos ramos de álcool, açúcar, energia, lubrificantes e logística.
A revista Veja divulgou detalhes da casa do ex-presidente. Segundo a Veja, a nova casa de Lula tem cerca de 700 metros quadrados, dois andares quatro suítes, oito banheiros, living, piscina, jardim, edícula, churrasqueira e sala de ginástica.
Ainda segundo a Veja, o contrato de Lula com o locador tem uma cláusula de confidencialidade que impede o locador e o locatário de de prestarem qualquer informação sobre o negócio. Lula só assinou o documento com essa garantia.
Questionado sobre o aluguel, o ex-presidente preferiu não responder. Procurado para falar sobre o novo endereço de Lula , o PT silenciou. O dono da casa, o empresário argentino Federico Las Heras, que já foi preso e acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, também não quis se pronunciar.
O pacto de silêncio só foi quebrado quando um amigo do ex-presidente entrou em contato com a reportagem para confirmar que, sim, Lula realmente está residindo no local, mas o petista não podia fornecer maiores informações. “O contrato foi celebrado diretamente entre Lula, Janja e o proprietário. É ele quem paga. Posso garantir que não tem nada demais nesse negócio”, disse, alegando a tal cláusula de confidencialidade.
No ano passado, uma imobiliária oferecia a casa por exatos 20.500 reais de aluguel por mês. Caso o interessado quisesse comprar o imóvel, o valor de venda era de 5 milhões. Lula, até onde se sabe, apenas alugou.
As informações são da revista Veja e do site Metrópoles.
Comentários