Após as principais fabricantes de refrigerantes do mundo suspenderem oficialmente a produção na Rússia devido a guerra com a Ucrânia, o país começou a substituir as grandes marcas por versões nacionais.
A nova linha de refrigerantes, fabricada na antiga indústria soviética Otchakovo, traz as marcas CoolCola, Fancy e Street, em substituição às marcas originais ocidentais Coca-Cola, Fanta e Sprite — todas as fabricantes oficialmente suspenderam a produção no país devido à guerra na Ucrânia. Segundo a fabricante, CoolCola tem o “gosto icônico da cola”.
Segundo o jornal russo Moscow Times, as garrafas imitam o esquema de cores das matrizes e também o gosto.
As três marcas globais de refrigerantes já estão quase ausentes das prateleiras russas. Embora os produtos ainda possam ser encontrados nas lojas, os preços dispararam cerca de 200% desde a suspensão.
No preço, as bebidas nacionais são mais atrativas do que as ainda existentes latinhas e garrafas dos produtos de origem estrangeira. Um litro e meio de Street sai por 89 rublos (R$ 6,80), valor equivalente ao de uma lata com 500 mililitros de Coca-Cola ou Pepsi, marca ainda mais abrangente e que também suspendeu suas vendas — mas não de toda a sua linha alimentícia.
A Rússia prevê reduzir em 25% a importação de bens de consumo em 2022 e perdeu estimadas 750 marcas ocidentais depois do início do conflito, em fevereiro.
Comentários