Após suspeitas de manipulação dos números do hit “Envolver” da cantora Anitta, o Spotify anunciou que deu início a uma investigação para apurar os fatos. No dia 25 de março alcançou o primeiro lugar do ‘ranking’ Spotify Global e se tornou a música mais ouvida do serviço de streaming.
Segundo informações do site Rolling Stone, acredita-se que os fãs da cantora tenham usado “bots” e os famosos VPNS (ferramenta que auxilia na mudança regional, podendo simular que você está em determinado país através de uma localização falsa), para aumentar os números de streams da música.
Além de colocar a canção de Anitta no número um do ‘ranking’ global, este método também teria impacto nos ganhos sob forma de pagamento de ‘royalties’ pagos pelo Spotify à artista.
As suspeitas começaram quando o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes relacionados à música ‘Envolver’ com a intenção de aumentar a visibilidade da música no aplicativo
“Fãs da Anitta e especialistas da indústria da música disseram ao Rest of World que parte do sucesso de Envolver pode ser atribuído a fãs que manipularam os algoritmos da plataforma de maneiras que potencialmente quebram os termos e condições do Spotify. Pelo menos parte desse comportamento foi incentivado pela própria equipe de Anitta”, diz no site.
“Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível para o seu trabalho”, disse o Spotify em comunicado.
Se identificada irregularidades no número de reproduções de Anitta, a plataforma pode reter os royalties da produção até que a cantora mostre que não teve envolvimento nas ações. “Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos”, informou a empresa.
A equipe de comunicação da cantora defendeu os números alcançados.
“Muito se fala sobre ‘Envolver’ e o seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar à primeira posição de forma solo é brasileira e chama-se Anitta”, afirmou o principal assessor de Anitta, Paulo Pimenta, afirmando que a artista “tem mais ouvintes mensais nos EUA do que grandes cantoras americanas”.
“Ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas”, disse Pimenta.
Comentários