O fundador da rede de fast-food Bob’s e tenista renomeado, Robert Falkenburg, morreu quinta-feira retrasada (6). Falkenburg estava com 95 anos, morava no estado da Califórnia (EUA), na cidade de Santa Ynez. A morte dele foi confirmada à Associated Press por sua filha Claudia, que afirmou que o falecimento se deu por causas naturais.
Desde seus 17 anos, Falkenburg esteve por 5 anos entre os 10 melhores tenistas. Ele foi campeão nacional de tênis dos Estados Unidos e, por duas vezes, venceu o tradicional torneio de Wimbledon: em 1947, em dupla, ao lado de Jack Kramer, e em 1948, no individual. Participou de seu último Grand Slam em 1955, quando já morava no Brasil. Em 1974, passou a fazer parte do Hall da Fama do esporte.
Nascido em Nova York, Falkenburg era filho de um engenheiro de usinas que viajava ao Brasil a negócios com frequência, trazendo a família junto. Numa dessas viagens, em 1946, conheceu a socialite carioca Lourdes Mayrink Veiga Machado. Os dois se casaram no ano seguinte. Em 1950, se mudaram definitivamente para o Brasil, onde tiveram dois filhos, Bobby Falkenburg e Claudia Falkenburg.
Em meados de 1951, ele abriu seu primeiro empreendimento no Brasil, a Sorveteria Falkenburg, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O empreendimento teve um investimento de US$ 10 mil e se transformou no que viria a ser a primeira rede legitimamente brasileira de fast food. No começo, enfrentou dificuldades para trazer a matéria-prima dos Estados Unidos, o que o levou a desenvolver a própria fórmula do sorvete ao leite cremoso (whipped ice cream) usado como base dos preparos.
Um ano depois, em 1952, a sorveteria passou a se chamar Bob’s. O menu era tipicamente americano, com hambúrgueres, cachorro-quentes, milkshakes e sundaes.
Robert disputou seu último torneio como tenista e, devido ao grande sucesso da lanchonete, decidiu se dedicar inteiramente ao Bob’s, juntamente com a sua esposa Lourdes.
O casal cuidou da lanchonete até o ano de 1972 e decidiu vendê-la para empresários brasileiros. Até hoje, a empresa conta com 1,1 mil pontos de vendas, em 26 estados e no Distrito Federal.
Falkenburg deixou esposa, 2 filhos, 4 netos e 5 bisnetos.
Comentários