Intensas chuvas durante o início da semana devastaram o extremo Norte do estado de Washington, na divisa com o Canadá.
Na pequena cidade de Sumas, mais de 3/4 de todas as suas residências foram danificadas por grandes enchentes que atingiram a região. Segundo o prefeito Kyle Christensen, todos os seus 1.600 habitantes estavam sem energia elétrica até esta quarta-feira (17).
Durante segunda e terça-feira, equipes de emergência resgataram, incansavelmente, moradores de suas casas inundadas. Inicialmente, a solução foi a utilização de botes e helicópteros, porém, com a baixa no nível das águas, foi preferível o uso de tratores.
Segundo autoridades locais, felizmente, não houve registro de feridos. Contudo, um homem, identificado como Jose Garcia, de 59 anos, está desaparecido.
“Pelo relatório do filho, que contatou o 911 após receber uma ligação de socorro de seu pai, o veículo de Garcia teria sido arrastado pela correnteza enquanto se encaminhava ao trabalho. Ele teria tentado deixar o carro, porém foi levado pelas águas”, informou a polícia de Sumas.
A cidade, na fronteira com o Canadá, faz parte de um dos 14 condados sob estado de emergência, declarado pelo governador de Washington, Jay Inslee, no início da semana.
Por todo o extremo Noroeste americano, centenas de pessoas já foram resgatadas de suas casas, com grande apoio da Guarda Costeira às autoridades locais. Certas áreas seguem em risco de enchentes e deslizamentos para essa quinta-feira, com ordens de evacuação ainda valendo para milhares de moradores da região.
Comentários